DICAS
Como adestrar um periquito bravo

Para adestrar um periquito, agapornis entre outros, você vai precisar de tempo e muita paciência.
Para deixar seu periquito manso faça o seguinte.
Deixe ele numa gaiola em um lugar meio movimentado dentro de casa e o ideal, deixe ele por umas 2 semanas ate ele se acostumar com a movimentação da casa.
Nestas 2 semanas tire pelo menos 1 hora por dia para falar com ele, chame ele pelo seu nome, evite gritos perto dele.
Também nesta 2 semanas troque 2 vezes por dia a comida e a água dele.
Passada as 2 semanas começa uma nova etapa deixe ele se acostumar com sua mão fique perto da gaiola e faça movimentos com a mão perto da gaiola, mas movimentos que não assuste o periquito.
Depois de 1 semanas coloque sua mão dentro da gaiola, com um pouco de comida dentro, e deixe um tempo dentro para que ele se acostume com ela, faça isso ate ele começar a comer na sua mão.
Quando você mexer na gaiola e ele não se assustar mais, você pode começar a pegar ele dentro da gaiola.
Depois que ele se acostumar bem com sua mão, e ele subir em cima da sua mão, você deve cortar as penas grandes das asas, depois disto vc pode soltar ele dentro de casa, mas com as portas e janelas fechadas.
Iguana |
Não são ‘animais de estimação’ tradicionais, mas podem, e devem, receber treino básico. | ||
Se a sua iguana assume um comportamento assustado e assustador e tenta fugir sempre que se aproxima dela, — recuando, fazendo ruídos ameaçadores com a boca aberta e com a cauda a golpear o ar —, não se preocupe, é bom sinal. Uma iguana ‘mortiça’ está, muito provavelmente, doente. As iguanas são animais selvagens e, se não estiverem minimamente treinadas, têm medo de si; afinal, aos olhos de uma iguana, você não passa de um terrível predador. Ou seja, as iguanas têm mau feitio apenas porque estão convencidas de que os humanos, ou outros seres, representam uma ameaça. O ideal será treinar a sua iguana. Para isso, basta seguir alguns princípios básicos: habitue-a a ser manipulada, e nunca deixe escapar uma iguana ‘mal-humorada’, se a largar sempre que ela protestar, ela ganha. No fundo, só a estará a treinar para a deixar em paz. Nunca a largue até que ela fique tranquila, mesmo que o esteja a morder, caso contrário apenas lhe ensina como é simples soltar-se, ou seja, como fazer gazeta às aulas. Se a libertar ao menor sinal defensivo ou de revolta, apenas estará a incentivar as dentadas. O mesmo vale para as arranhadelas. Se a soltar de cada vez que o arranhar, estará a reforçar o comportamento. Mais uma vez é ela que ganha e cria-se um padrão. Afinal, quem manda? Você ou essa lagartixa vegetariana de tamanho familiar? Assuma o controlo, agarre-a até que fique mais calma.
As iguanas, tal como quase todos os lagartos, não são cães nem gatos. Não espere que se aninhem no seu colo, nem que lhe tragam as pantufas, e muito menos que venham a correr quando lhes assobiar.
|
bacana...
ResponderExcluir