Periquito de Colar


Periquito-de- colar

  • noticia
  • noticia
  • noticia
  • noticia
  • noticia
PreviousNext
Psittacula krameri - O periquito-de-colar é originário da África (regiões central e norte) e da Ásia (Índia e China), mas foi introduzido também na Europa, onde se adaptou e se estabeleceu, podendo ser avistado em vários países, como Bélgica, Holanda, Espanha e Portugal. Habita florestas e bosques, mas pode ser avistado também em parques e jardins de centros urbanos.
A plumagem é predominantemente verde, mas há mutações, em especial na subespécie indiana, que proporcionam cores diferentes, como azul, branco, amarelo e cinza. A cauda é longa, o bico é forte e curvo, na cor vermelha em indivíduos asiáticos e preta nos indivíduos africanos. O macho possui um colar preto e rosa ao redor do pescoço, que o difere das fêmeas. Mede até 43 centímetros de comprimento e pesa até 150 gramas.
Tem hábitos diurnos e gregários. O bando, que pode contar com dezenas de indivíduos, voa junto da área de descanso até o local de alimentação. Durante o trajeto, vocaliza muito e pode ser ouvido a grandes distâncias.
Alimenta-se de sementes, castanhas, grãos, flores e frutas.
Constrói o ninho em ocos de árvores. A fêmea bota de três a seis ovos, que são incubados por até 24 dias. É uma espécie monogâmica e o casal permanece unido por toda a vida.
Não é uma espécie ameaçada de extinção. É uma ave muito procurada no mercado de pet, já que costuma ser dócil e fácil de se domesticar.

0 comentários: