Sucuri Verde

Sucuri Verde
Eunectes murinus - A sucuri-verde, também conhecida como anaconda, é a maior das sucuris e a mais pesada cobra do mundo (e segunda maior do mundo, perdendo em comprimento apenas para a píton-reticulada). Mede até oito metros de comprimento e pode pesar até 150 quilos! Sua coloração varia do verde ao marrom, com manchas redondas pelo corpo. As fêmeas são maiores do que os machos.
Vive em regiões alagadas e pantanosas da América do Sul, onde passa a maior parte do tempo na água (pode ficar submersa por até 10 minutos) a espreita de alimento. Seus olhos e narinas ficam no topo da cabeça, o que permite observar e respirar enquanto permanece submersa. No Brasil, pode ser encontrada em quase todo o país.
Alimenta-se de mamíferos de tamanhos variados, desde pequenos, como preás, até grandes como capivaras e veados. Caça também aves, peixes e répteis, podendo, inclusive, matar jacarés.
Não é uma cobra peçonhenta e mata por constrição – após o bote, enrola seu corpo ao redor da vítima e vai espremendo o animal. Cada vez que a presa expira, a sucuri aperta mais um pouco, matando por asfixia. Engole a presa inteira e para isso, consegue deslocar sua mandíbula, possibilitando a ingestão de grandes animais.
Para atrair o macho durante a época de reprodução, a fêmea libera odores característicos que despertam o interesse deles. Quando se encontram, fêmea e machos se enrolam, formando um grande aglomerado de cobras. A sucuri-verde é ovovivípara, ou seja, os ovos se desenvolvem dentro da fêmea prenha. Nascem de 15 a 30 filhotes após um período de seis meses.
Não é uma espécie ameaçada, mas sofre com a caça e com a perda de habitat. Além disso, devido à crendices populares de que se alimenta e caça humanos, é muito perseguida e abatida por pura ignorância. 

0 comentários: